Maior iniciativa de Pós-graduação em Saúde do Brasil, a Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), presente em 30 cidades do estado, concluiu a formação de mais 280 especialistas.
Para celebrar o marco na vida dos profissionais, a instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, ao longo de três dias, uma série de atividades.
O cronograma teve início na última quarta-feira (26), quando aconteceu a tradicional solenidade de formatura, na sede da autarquia, em Fortaleza, mobilizando discentes, supervisores, preceptores e gestores da Saúde do Estado.
De forma remota, a coordenadora-geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Priscila Azevedo, conduziu a palestra magna: “O papel estratégico da Residência Multiprofissional no Sistema Único de Saúde: desafios e perspectivas na integração ensino-serviço”.
Ao todo, 280 profissionais concluíram o percurso formativo e poderão atuar em 11 áreas de concentração: Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Saúde Coletiva, Cancerologia, Cuidado Cardiopulmonar, Enfermaria Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Urgência e Emergência, e Neurologia e Neurocirurgia.
“É uma alegria muito grande entregar para a sociedade esses profissionais que reforçarão o Sistema Único de Saúde (SUS). A Resmulti é um ciclo que não só transforma, mas também molda todos os serviços por onde os residentes percorreram durante os dois anos de formação”, comemorou a gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick. Ouça o depoimento da gestora:
A nutricionista Myrelly Kethlen da Silva, 26, é concludente do programa de Saúde da Família e Comunidade, tendo grande atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Morada Nova, a 170 quilômetros da Capital. Ela destaca que a Residência Multiprofissional a ajudou na superação de diversos desafios. Assista:
Para Maria Nascimento, 26, uma das maiores conquistas da vida foi ser aprovada no programa de Saúde Mental e ter a cidade natal dela, Tauá (CE), como campo de prática da formação.
A jovem fala do orgulho de conhecer o SUS não apenas como usuária dos serviços de saúde, mas como residente. “Foi muito enriquecedor estar nesses dois lados. Além disso, conhecer o território, que é uma das coisas mais magníficas da Residência, e ter esse contato mais de perto com as pessoas. Na faculdade de Psicologia, às vezes, a formação é muito individual, e percebi que na Residência a gente atua em equipe. Isso foi importante para o processo de aprendizado”, relatou. Veja:
Após essa experiência, a meta agora é iniciar os atendimentos terapêuticos no próprio município e aplicar os conhecimentos adquiridos.
“Estou me organizando para clinicar num consultório particular e a Resmulti me preparou para eu ter a consciência de que, independente de onde eu atue, devo manter uma relação em rede para me amparar e, também, encaminhar meus pacientes para as unidades do SUS, seja para serviços de assistência à saúde mental ou física”, complementou.
Fechando a programação, os discentes também participaram da 8ª Mostra de Experiências Exitosas, que ocorreu ao longo de três dias, de quarta (26) a esta sexta-feira (28). Na ocasião, eles puderam apresentar boas práticas desenvolvidas durante o período de aprendizagem nos territórios onde os programas foram executados.
Cerca de 30 trabalhos foram inscritos, contemplando casos dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Tauá, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Canindé, Horizonte, Aracati, Crateús, Icapuí, Acaraú, Milagres, Tianguá, Quixadá, Iguatu, Camocim, Santa Quitéria, Guaiuba, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Limoeiro do Norte.