Religioso de Santa Catarina explica que recebeu dezenas de pedidos de oração pela vilã: “é preciso distinguir realidade e ficção”
O padre Cleber Pagliochi, da cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, protagonizou um dos episódios mais curiosos da semana. O religioso usou as redes sociais para emitir uma nota oficial depois de ser inundado por mensagens de fiéis pedindo orações pela alma de Odete Roitman, personagem interpretada por Débora Bloch na novela Vale Tudo.
Os pedidos começaram a chegar logo após a reexibição da cena icônica da morte da vilã, na segunda-feira (6). Segundo o padre, dezenas de pessoas entraram em contato por aplicativos de mensagens e pelas redes sociais, implorando que ele rezasse para que a empresária fictícia fosse “salva pelos erros que cometeu” na trama.
Sem esconder o espanto, Cleber decidiu esclarecer a situação em uma publicação feita nesta quarta-feira (8). “Diante das inúmeras mensagens que venho recebendo, informo que não estarei atendendo pedidos de oração pela Odete Roitman. Trata-se de uma personagem de novela, e por mais marcante que seja na memória popular, a oração cristã deve sempre se dirigir a pessoas reais e a situações concretas de nossa vida e fé”, escreveu o sacerdote.
A nota rapidamente viralizou e gerou debates entre internautas sobre o poder da ficção e o envolvimento emocional do público com personagens marcantes. Em entrevista ao g1, o padre revelou que a decisão de se pronunciar veio após perceber a proporção do fenômeno. “A dificuldade, às vezes, de separar o que é real e o que é ficção acaba tomando conta do nosso mundo. Fiz a nota também para provocar essa reflexão humana. Claro que novela e teatro são importantes, inspiram muitas pessoas, mas é preciso saber discernir.”
A cena da morte de Odete Roitman, exibida originalmente em 1989, é uma das mais lembradas da teledramaturgia brasileira, e até hoje mobiliza emoções e teorias entre os telespectadores. No entanto, a comoção recente reacendeu o debate sobre até que ponto a ficção pode atravessar a realidade.