5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho promete agitar Brasília com shows de Leo Santana, Leonardo e Cláudia Leitte

Prepare-se: Brasília nunca viu nada igual. A contagem regressiva começou para a 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho, evento que promete transformar o Parque de Exposições de Planaltina em um verdadeiro reduto de música, gastronomia e, claro, muito vinho. Com datas marcadas entre 1º e 12 de agosto, a festa vem carregada de nomes gigantes […]

Prepare-se: Brasília nunca viu nada igual. A contagem regressiva começou para a 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho, evento que promete transformar o Parque de Exposições de Planaltina em um verdadeiro reduto de música, gastronomia e, claro, muito vinho. Com datas marcadas entre 1º e 12 de agosto, a festa vem carregada de nomes gigantes da música brasileira e uma programação que vai muito além do esperado.

Grandes shows nacionais, centenas de expositores e uma explosão de sabores vão invadir a cidade mãe da capital. Quem garante a animação da abertura é o polêmico e querido Eduardo Costa, que sobe ao palco logo no dia 1º. Mas a sequência de atrações não fica atrás: Cláudia Leitte e seu pop elétrico assumem o palco no sábado, enquanto o romântico Zezo Potiguar encerra o primeiro fim de semana com suas canções apaixonadas.

O segundo final de semana promete ainda mais adrenalina. Para os amantes do rock, uma atração surpresa já vem causando burburinho nos bastidores e tem apresentação confirmada para o dia 7. No dia seguinte, o palco será invadido pelo carisma de Dilsinho, seguido por um sábado histórico: Leo Santana aterrissa direto da Bahia para fazer Planaltina ferver. O grande encerramento fica nas mãos de Leonardo, que traz no repertório os sucessos que marcaram gerações.

Mas não pense que a festa termina com os shows. A estrutura montada promete impressionar. Cerca de 400 expositores estarão distribuídos entre o Salão da Gastronomia, Salão do Artesanato, Salão do Empreendedorismo, Empório da Uva e do VinhoVila do Doce, Fazendinha e até uma brinquedoteca para as crianças. E para os adultos, a novidade fica por conta da Arena Lounge e Bar, espaço exclusivo para relaxar entre uma taça e outra.

Além do entretenimento, a feira reforça seu compromisso com a economia local. A produção de uva no Distrito Federal, que registrou em 2024 um Valor Bruto de Produção superior a R$ 17 milhões, ganha protagonismo. “O clima do Cerrado permite uvas mais doces que as do Sul”, revela relatório da Emater-DF. Variedades como Syrah, Tempranillo e Malbec começam a conquistar o solo brasiliense, trazendo um novo aroma ao setor vitivinícola da região.

Segurança reforçada também está garantida. A organização afirma que “a tranquilidade da família é prioridade absoluta”, com equipes próprias, detector de metais e reforço das Forças de Segurança do Distrito Federal em todo o entorno do Parque de Exposições de Planaltina.

Mais do que uma festa, a Feira Nacional da Uva e do Vinho é um verdadeiro impulso à viticultura, gastronomia, artesanato e turismo do Distrito Federal. E tudo isso com entrada social: o público acessa o evento doando apenas um quilo de alimento não perecível.

Resta saber quem será a atração surpresa do rock que promete balançar o palco na quinta-feira, dia 7. Afinal, o mistério só aumenta a expectativa. Quer saber quem é? Só indo conferir.

O copo está servido: a maior festa do vinho e da uva do Cerrado está prestes a começar. Você vai ficar de fora?

Leia mais